Coleta e Armazenamento de Água de Chuva – dimensionamento de sistemas residenciais

Resumo do Curso:

Explanação teórica da questão hídrica, do impacto da utilização de água superficial e subterrânea e do potencial do aproveitamento de água de chuva. Apresentação de sistemas de coleta, descarte, filtragem e armazenamento. Considerações sobre a qualidade da água de chuva. Exercício de dimensionamento de sistemas nas residências dos participantes. 

Dados do curso:

  • Investimento:
    • Moradores de condomínios associados ao MCJB: R$20,00
    • Demais participantes: R$21,00
  • Duração: 2 horas
  • Data: 29/09 – Sábado;
  • Horário: 9h30 às 11h30;
  • Certificação:  Sim

Professor: Sérgio Borges Paim Pamplona

Permacultor com formação em Arquitetura e Urbanismo (UnB, 1989), dedica-se a pesquisar e por em prática um modo de vida sustentável. Formação em permacultura iniciada em 1996, com PDC pelo Instituto de Permacultura da Bahia.

Autor de mais de 70 projetos de residências e outras edificações com variados graus de sustentabilidade, seu projeto mais importante é o seu próprio “lar-boratório”, o Sítio Nós na Teia, local onde vive desde 1998 e que situa-se justamente no Jardim Botânico, em local ainda pouco ocupado mas muito ameaçado. Além de ser um local em que se cria solo fértil, reabastece o lenço freático e se pratica uma agricultura regenerativa (ainda que de pequena escala), se trata da primeira (e ainda única) propriedade do DF totalmente autossuficiente com água exclusivamente com o aproveitamento de água de chuva.

Resumo da Oficina:

Explanação teórica da questão hídrica, do impacto da utilização de água superficial e subterrânea e do potencial do aproveitamento de água de chuva. Apresentação de sistemas de coleta, descarte, filtragem e armazenamento. Considerações sobre a qualidade da água de chuva. Exercício de dimensionamento de sistemas nas residências dos participantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *